ROSA DOS VENTOS

O Projeto de Extensão Cineclube ETDUFPA apresentou no dia 20 de março no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) a peça “Rosa dos Ventos: entre miragens e mirações”. do Grupo teatral Trupe Perifeéricos, que une cinema, teatro, máscaras e entidades numa confluência poético-tecnológica que se afina com o objetivo dessa nova jornada cineclubística, que é discutir as relações do audiovisual com as artes cênicas.

O cinema nasceu de mãos dadas com o teatro, na virada do século XIX para o XX, até consolidar sua própria linguagem, para que se reencontram na contemporaneidade neste entrelaçamento, possibilitado pelas novas tecnologias, conectando linguagens e potencializando discursos estéticos e artísticos. Sobre a peça, os autores escrevem: “A trupe agora sem vento, seu ator principal, prepara Rosa, uma talentosa mortal, para assumir o papel que ele deixou para trás. Essa tarefa, porém, não será fácil, a moça terá que conquistar a confiança de todos, lidar com rivalidades internas e suportar as absurdas demandas exigidas por seres de um mundo cheio de mistérios perigosos e encantos duvidosos, onde se perde facilmente o limite entre sonho e realidade, liberdade e loucura.”

Após o espetáculo, foi realizada uma conversa com os integrantes da trupe, acerca do processo de criação e montagem do espetáculo.

 

Ficha Técnica do espetáculo:

Direção Teatral: Mateus Moura e Rafael Couto

Direção de Vídeo: Mateus Moura

Direção de Arte: Maurício Franco

Direção Musical: Jimmy Góes

Música: Jimmy Góes e João urubu

Arte do cartaz: Mael

Elenco Rosa — Thainá Cardoso Satyr — Rafael Couto Odorin — Evelyn Loyola Dermond — Ícaro Gaya Era — Karimme Silva Tempo — Jimmy Góes

 

Espetáculo “Rosa dos Ventos: entre miragens e mirações”

Data: Sexta-feira, 20 de março de 2015

Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), na rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D. Romualdo de Seixas) no bairro Umarizal, em Belém (PA).

Imagens e edição: Ramiro Quaresma