A Amazônia e a Segunda Guerra Mundial na Sala de Cinema

SALA 02

Exibição do documentário “Por terra, céu & mar” e bate-papo com os realizadores.

Nenhum acontecimento histórico foi tão documentado e filmado, em todos os formatos, quanto a Segunda Guerra Mundial. São milhares de filmes e imagens que abordam o conflito, o maior acontecimento bélico da história da humanidade, com milhões de mortos em batalhas na Europa, África, Ásia e Oceania. Predominantemente os filmes são sobre a participação Norte Americana e Britânica, pois a história sempre é contada pelos vitoriosos. Um fato pouco difundido é que muitos brasileiros também foram lutar na Grande Guerra, com a Força Expedicionária Brasileira, e entre eles muitos Amazônidas, inclusive paraenses.

O impacto de ter participado da Guerra na longevidade foi o problema principal da pesquisa de mestrado em Saúde, Sociedade em Endemias na Amazônia da UFPA, orientada pelo Prof. Dr. Hilton P. Silva, realizador do filme e autor do livro junto com Elton Sousa, Murilo Teixeira e Samuel Mendonça. Ele diz “Elton, na ocasião, estava em busca de um tema para sua dissertação, e como ele é professor de educação física e também um aficionado pela Segunda Guerra Mundial, discutimos o assunto à partir de uma reportagem de jornal sobre os Ex-combatentes de Belém. Decidimos, então, conversar com os pracinhas e tentar compreender o porquê deles não quererem mais desfilar, se seria uma questão de saúde, em função da idade avançada, ou se seriam questões sociais ou políticas, envolvendo outros aspectos antropológicos. A dissertação enfocou as questões de saúde, mas percebemos que os pracinhas estavam carentes de reconhecimento e se sentiam desrespeitados em sua história. Daí surgiu a ideia do livro e do filme”

Pracinhas em 2011

O filme e o livro, são importantes documentos históricos para se conhecer os pracinhas paraenses e amazônidas, que atravessaram o oceano Atlântico para lutar uma guerra que muito pouco compreendiam, mas que mudaria os rumos da humanidade. Os realizadores fizeram mais de 18 horas de entrevistas com os ex-combatentes para este importante projeto, que ainda pode gerar desdobramentos futuros e colaborar para o não esquecimento desses bravos homens, que contribuíram na derrota dos Nazistas em solo italiano.

De acordo com o idealizador e curador da Cinemateca Paraense, o Prof. Ms. Ramiro Quaresma (ETDUFPA-ICA-UFPA) o “projeto é uma grande contribuição para a preservação da memória das pessoas simples que fazem coisas grandiosas e que pouca gente conhece, vai além do documentário para se tornar um patrimônio audiovisual”.

O “Sala de Cinema” é uma realização da Cinemateca Paraense, que tem curadoria de Ramiro Quaresma, coordenação museológica de Deyse Marinho, e nesta segunda edição tem o apoio da Revista PZZ e da Editora Paka-Tatu. Na ocasião estarão disponíveis para venda o livro e o DVD.

Image3

Serviço:

Sala de Cinema / Cinemateca Paraense

Filme: “Por Terra, Céu & Mar: histórias e memórias da 2ª Guerra Mundial na Amazônia”, 23 min., Belém-PA, 2013.

Convidados: Prof. Dr. Hilton P. Silva, IFCH-UFPA e Prof. Ms. Elton Sousa (FEF-CUNCAST/UFPA)

Quando: 16 de Setembro, quarta-feira, às 19h.

Onde: Trav. Frutuoso Guimarães, 602. Campina.

Informações: 91 983823559 (Ramiro Quaresma)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s