Incrível pensar em uma produção deste nível realizada com uma bolsa de experimentação, com valores irrisórios se pensarmos em produções audiovisuais. Uma equipe enxuta, colaboradores em sintonia e música de primeira qualidade. Arthur Espíndola e a equipe da Senda realizaram uma produção que revisita um gênero pouco valorizado em nossa música paraense contemporânea, mas que é a essência da música brasileira, com boas histórias e canções. É um programa pra qualquer TV, aberta ou fechada, apesar de ser difundida como um web-série. Arthur chama pra si a responsabilidade de preservar a memória do nosso samba, e pelo visto tem tudo pra ser o grande nome desta geração trazendo junto os grandes mestres.
O primeiro espisódio traz o compositor paraense Edmundo Souto. Autor de sambas gravados nas vozes de grandes intérpretes da música popular brasileira, Edmundo é um dos compositores, junto com Danillo Caymmi e Paulinho Tapajós, do clássico Andança, imortalizada pela cantora Beth Carvalho. Em 1969 foi o vencedor do Festival Internacional da Canção com a música Cantiga por Luciana, interpretada por Evinha.
Filmado no Restaurante Rural Terra do Meio e no Sesc Boulevard, este episódio contou com a participação dos intérpretes Pedrão Frade e Larissa Leite.
Resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação, Criação e Divulgação em Artes 2013 do Instituto de Artes do Pará.
Fonte: Amazônia Samba
MÚSICAS
Mais que um sorriso (Edmundo Souto/ Jorge Aragão) – Arthur Espíndola
Andança (Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós/ Danilo Caymmi) – Larissa Leite
Cantiga por Luciana (Edmundo Souto/ Paulinho Tapajós) – Arthur ESpíndola
Músicos
Ricardo Junior
Luis Oliveira
Douglas Dias
João Paulo Pires
Thiago Amaral
Patrick Barbosa
Murilo Nascimento
Convidados
Pedrão Frade
Larissa Leite
Segundo episódio a web-série apresentada pelo cantor e compositor Arthur Espíndola sobre o samba produzido na região amazônica.
O segundo espisódio traz o compositor paraense Toninho Nascmento. Autor de sambas gravados nas vozes de grandes intérpretes da música popular brasileira, Toninho é autor, em parceria com Romildo, dos dois maiores sucessos de Clara Nunes: Conto de areia e Deusa dos orixás. Foi gravado pro nomes como Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola e Maria Bethania. Ele também e autor do samba da Portela nos últimos 3 anos.
Filmado no Restaurante Rural Terra do Meio e no Sesc Boulevard, este episódio contou com a participação das intérpretes Yashmin Friaça e Gigi Furtado.
FICHA TÉCNICA
Equipe Técnica
Direção Musical, Pesquisa e Apresentação: Arthur Espíndola
Roteiro e Direção: Pedro Vianna Neto
Produção: Narjara Oliveira
Produção executiva: A Senda Produções
Direção de Fotografia e Captação de imagens: Santiago Izquierdo e Silvina Bustos
Edição de Som e Imagens: Santiago Izquierdo
Técnicos de som: Marcos Favacho e Rui Lima
Iluminação Cênica: João Evangelista
Patrocínio
Bolsa de Criação, Pesquisa, Experimentação e Divulgação em Artes – 2013 do Instituto de Artes do Pará
Governo do Estado do Pará