FILME DO MÊS [Out//2013] “O CÔNEGO – Senderos da Cabanagem” (2007), de Paulo Miranda

O CONEGO – Senderos da Cabanagem

Longa/ficção/110min/Barcarena/2007

Sinopse:

Uma ficção inspirada em fatos históricos cuja trama tem por base a experiência vivida pelo Cônego BATISTA CAMPOS no período preparatório a eclosão da revolução cabana que teve seu desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém. Seguindo a trilha do Cônego, o espectador será levado ao encontro com Lavor Papagaio, Manoel Vinagre e diversos homens e mulheres que por sua condição social e ímpeto revolucionário passariam com a alcunha coletiva de Cabanos.

Conego-net2Ficha técnica:

Roteiro e direção: Paulo Miranda/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/ Direção de Arte: Raimundo  Matos – Sandro Miranda/ Direção de Produção: Ane Viana – Eliene Ribeiro/ Coordenação de Produção: Helton Tavares – Marcelo Rayol/ Produção Executiva: Minorose Batista – Wellington Lucas – Rutinéa Miranda / Trilha Sonora: Coelho de Moraes/ Produção: Lux Amazônia  Produções Cinematográficas

Ao Cônego com muito carinho

Se há controvérsias sobre o local de nascimento do Cônego Batista Campos (1782 -1834) –  alguns afirmam que é natural do Acará, outros dizem que é de Barcarena. O mesmo não pode ser dito a respeito do local do seu sepultamento, pois Barcarena guarda até hoje com muito carinho os restos mortais, desta grande liderança cabana, depositados em urna na antiga  igreja matriz de São Francisco. É no município também, mais precisamente na ilha Trambioca, na área da antiga fazenda Madre Deus que, ainda em nossos dias, pode ser encontrada a cova onde repousavam os restos mortas de Eduardo Angelim, o último dos presidentes cabanos, posteriormente transferidos para o monumento à cabanagem, em Belém.

Segundo o diretor Paulo Miranda, com o filme O CÔNEGO,  os barcarenenses de hoje trilham pelos mesmos caminhos de ousadia dos seus antepassados cabanos, seguindo uma luta que se antes era por liberdade, auto-determinação política e econômica, hoje assume também uma importância cultural e artística, fundamental neste tempo de globalização e otimização dos vários processos de comunicação.

Sobre o processo de produção

O longa-metragem O Cônego, é  fruto do Projeto Filma Pará, uma  iniciativa da Lux Amazônia Filmes  que, para a sua realização  articulou parcerias entre a Prefeitura Municipal de Barcarena, artistas locais, organizações da sociedade civil e empresas diversas instaladas no município. O filme chega ao seu lançamento  após um  processo que vem se desenvolvendo desde julho de 2006, quando foram realizadas as primeiras oficinas de capacitação cinematográfica no município. As filmagens, realizadas durante sete semanas entre novembro e dezembro daquele ano, tiveram como cenários ambientes construídos em estúdios temporários na área urbana da cidade, locações em  áreas  de matas preservadas, praias e rios, assim como em nos dois principais pontos históricos  de Barcarena: o sítio Nossa Senhora do Tempo e a Igreja centenária de Conde.

Nossa gente em cena

Perguntado sobre o elenco, o diretor Paulo Miranda é sempre enfático: foi fantástico!. Para ele, além da belíssima história e dos cenários, um ponto chave para o esperado sucesso do filme está no elenco, selecionado entre as mais de 500 pessoas que participaram de testes e oficinas realizadas pela produção em Barcarena.  “ Quem assistir o Cônego, vai encontrar a nossa gente dando vida a nossa história e fazendo cultura. Já não somos mais povo que simplesmente assisti filmes estrangeiros ou obras do sul do pais, somos atores de cinema e o nosso jeito de falar, de cantar, dançar, nossos sotaques tão próprios ganham com o  cinema mais uma possibilidade de se preservarem para o encontro com gerações futuras e com outras culturas  contemporâneas,  através de circuitos alternativos de exibição, cineclubes e televisão”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s