Clic em Cena – de 08 a 10 de Agosto em Belém

Programação

Confira abaixo programação do CLIC em Cena, que será realizado de 08 a 10 de agosto na Faculdade Ideal – Faci IV, localizada na Rua dos Tupinambás, entre Pariquis e Mundurucus, 460 – Batista Campos, Belém:
∎ QUARTA (08/08)
● A partir das 9h: Credenciamento
 
● 10h: Mesa de abertura  100 anos de história: na tela e fora dela”.
– Mediadora: NAZARÉ MORAES, gerente responsável pelo Cinema Olympia.
 
– MARCO ANTÔNIO MOREIRA, crítico de cinema, escreve artigos sobre a sétima arte em vários jornais de Belém desde 1978. Faz parte da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) e da ABRACCINE (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema). Crítico de cinema da TV Cultura e Portal Cultura, Marco faz comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN, reportagens no Portal ORM, ministro cursos de cinema e colaboro na elaboração de debates com o público nos cineclubes programados pela ACCPA. É responsável pela programação do Cinema Olympia. Blog Odisseia.
– LUZIA MIRANDA, cientista política, crítica de cinema de “O Liberal”, organizadora do livro “100 anos da História Social de Belém (1912-2012)”, sobre o Cine Olympia. Blog da Luiza.
– PEDRO VERIANO, Médico, jornalista, critico e pesquisador de cinema. Colunista de cinema em “A Provincia do Pará” de 1963 a 2001. Responsável pela coluna de cinema no jornal “A Voz de Nazaré”. Autor de curtas entre 1951-1974 e videos de 2001 em diante. É autor de “A Critica de Cinema em Belém”, “Cinema no Tucupi” e “Fazendo Fitas” e organizador do livro “100 anos da História Social de Belém (1912-2012)”, sobre o Cine Olympia. Blog do Veriano.
● 14h – 15h: 
Roda de conversa com ANDREI MIRALHA, graduado em Arquitetura e Urbanismo, ilustrador, criador de histórias em quadrinhos e produtor de cinema de animação. Produziu os curtas “Muragens”, “Nossa Senhora dos Miritis”, “Adimirimiriti” e o documentário “Miriti-Miri”.
● 15h15 – 17h“Narrativa e Experiência no Audiovisual na Amazônia”
 
– Mediador: FABRÍCIO FERREIRA, graduando de Letras na Faculdade Ipiranga, Editor da Editora Paka-Tatu e escritor premiado no I Prêmio Literário Dalcídio Jurandir e no Concurso Anual da Academia Paraense de Letras de 2011.
 
– ADRIANO BARROSO é autor das peças teatrais “Odeio Drummond” e “O Desejo de Catirina”. Entre os espetáculos teatrais mais importantes que participou estão: “Hamlet”, de Shakespeare, 1992; “A Vida é Sonho”, de Calderón de La Barca; “Hamlet Machine”, de Heiner Müller ; “O Tartufo”, de Molière. Dirigiu espetáculos como Macbeth, A comédia dos erros (Shakespeare); o auto da índia (Gil Vicente). Co-dirigiu o documentário “Chupa-Chupa: a história que veio do céu”, roteirizou os curta de animação “A Onda, Festa na pororoca”, “Visagem” e “Admirimiriti” e atuou em oito filmes, como entre eles, o premiado Matinta Pereira e Dias. Publicou “A Farda do boi” e “Cafundó e Bonitão”. Blog do Barroso.
– RELIVALDO DE OLIVEIRA, graduado em Comunicação Social pela UFPA, mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela UFPA. Professor da Universidade da Amazônia, é autor dos livros “Mito e modernidade na ‘Trilogia amazônica’, de João de Jesus Paes Loureiro” (NAEA/UFPA, 2003), publicado pelo Prêmio NAEA de melhor tese e dissertação de 2001-2002; “Amazônia, cidade e cinema em ‘Um dia qualquer e ‘Ver-o-Peso: ensaio'” (IAP, 2012), publicado pelo prêmio Vicente Salles de melhor ensaio do Instituto de Artes do Pará (IAP), e organizador do livro Cinema na Amazônia: textos sobre exibição, produção e filmes (CNPq, 2004).
∎ QUINTA (09/08)
● 10h15 – 12h: “Além da tela: diálogos entre Audiovisual e outras artes”
– MÔNICA VIEIRA é mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará e, atualmente, cursa Doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA). Seus estudos centram em temáticas como cinema, educação, literatura e mitos como ciência do concreto.
 
– SAULO SISNANDO é bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia, mestre em artes pela Universidade Federal do Pará, ator, escritor, diretor teatral, dramaturgo. Dirigiu espetáculos como “Quatro Vs Cadáver”, “O misterioso desaparecimento de Deborah Rope” e “O Incrível Segredo da Mulher-Macaco”.Sua pesquisa versa sobre a influencia do cinema americano na montagem de espetáculos teatrais. Defendo a existência de uma categoria de espetáculo teatral chamada: “peça-filme”.

 
– ANA FLÁVIA MENDES, é doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. É professora efetiva da Universidade Federal do Pará e vice-diretora da Escola de Teatro e Dança da UFPA. É autora dos livros “Gesto Transfigurado” e “Dança Imanente” e organizadora do livro “Abordagens Criativas na Cena”.
● 14h – 15hMostra de curtas
● 15h15 – 17hO inanimado ganha vida: peculiaridades do cinema de animação.
– Mediadora: ANA CAROLINA ALMEIDA, coordenadora e responsável pelo Marketing do evento. É graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônia. Além de pesquisar a Disney, Ana também pesquisa as interfaces entre Cinema, Contos de Fadas e Pós Modernidade.

 
– PAULA MACEDO, sócia-diretora da Comadre Produções Cinematográficas – produtora fundada em 2011, é criadora e Produtora Executiva da Bacuri – Mostra de Cinema Infantil. Formada em Comunicação Social habilitação em Cinema e Vídeo pela FAAP/SP com o curta-metragem: “Tragédia Brasileira”, cor, 16mm , 1998.

– INDAIÁ FREIRE DA SILVA, jornalista, graduada em Comunicação Social pela UFPA, mestre em Literatura e Cinema pela UFPA. Tem curso de produção executiva feito na Universidad San Antonio de Los Baños – Cuba. Trabalha na TV Cultura é coordenadora do CULTURANIMAÇÃO, concurso de interprograma de animação. Trabalhou em curtas-metragem realizados em Belém como “Origem dos Nomes” de Marta Nassar, “Chama Verequete” de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, “As Mulheres Choradeiras” de Jorane Castro, “Dias” Fernando Segtowick, além de outros. Foi presidente da ABDeC-PA (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas seção Pará).
 
– ROBERTO RIBEIRO, graduado em Educação Artística habilitação em desenho pela UNAMA, produção e gestão deprojetos Culturais (FGV -MINC), Artista plástico, Roteirista, Desenhista, Produtor e diretor de cinema de animação, Designer gráfico, produtor cultural. Produziu e dirigiu os curta metragem “O menino urubu” e a produção Belgo-Brasileira “A montanha do Passaro” e o documentário ” Experiencia, 40 anos de Encantamento”. É dono da karandash Sstudio de Animação Produções e Design Ltda.

∎ SEXTA (10/08)
● 9h – 10h
Roda de conversa com FERNANDO SEGTOWICK, graduado em jornalismo pela Universidade Federal do Pará, estudou cinema na New York Film Academy (Estados Unidos). Já dirigiu vários comerciais, vídeos institucionais e documentários, como Imagens Cruzadas (2005) e “Jovens, Tefé, AM” (2008). Dentre seus curtas destacam-se Dias (2000), Dezembro (2004) e Matinta (2010).
 
● 10h15 – 12hTV na Amazônia: desafios e perspectivas
– Mediadora: MARIANA ALMEIDA, graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e bolsista de Iniciação Científica da pesquisa Capital Social, Comunicação e Desenvolvimento na Amazônia, vinculada ao CNPq e coordenada pelo Prof. Dr. Fábio Castro (Facom/UFPA). Pesquisa sobre televisão e teledramaturgia brasileira e é membro do coletivo de audiovisual independente Ver-o-Take, da UFPA. Responsável pelas publicações e atualizações de conteúdo nas mídias sociais do CLIC (Blog, Twitter e Facebook).

– MARIA ATAÍDE MALCHER, doutora (2005) e Mestre (2001) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e Professora da Faculdade de Graduação Comunicação Social (FACOM), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância(AEDi/UFPA), da produtora de audiovisual Academia Amazônia (FACOM-UFPA) e dos projetos: Ciência e Comunicação na Amazônia, ABC Digital e Implementação de plataforma virtual multimídia para ensino e aprendizado na graduação, financiado pela CAPES.

– IVANA OLIVEIRA, jornalista e consultora de mídias sociais, é graduada em Comunicação Social pela Universidade do Amazonas e mestra em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável pelo NAEA (UFPA). Além de lecionar na Universidade da Amazônia (Unama), ela também faz parte do corpo docente da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa) e da Estácio FAP.

● 14h – 15h: Mostra de Curtas
 
● 15h15 – 17h: “Produção audiovisual, videoclipes e publicidade”
– Mediador: RAMIRO QUARESMA, graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Semiótica e Cultura Visual. Idealizador e curador do I Salão Xumucuís de Arte Digital, é designer de exposições em espaços como Museu Casa das Onze Janelas e Museu do Estado do Pará. Ramiro é também publicitário, documentarista, produtor cultural e responsável pelo site Cinemateca Paraense.
 
– LUCAS ESCÓCIO é publicitário e pós-graduado em cinema pela Faculdade Anhembi-Morumbi (SP). Já fez diversos trabalhos em audiovisual, entre longa-metragens, curta-metragens e videoclipes que ganharam repercussão nacional, como o da música Futurando, de Léo Chermont. Também foi assistente de direção do filme “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo pelo Coração de João Batista”, de Roger Elarrat, que foi lançado no Festival de Cannes 2012. Outro trabalho marcante do Lucas Escócio foi o clipe “Bizarro Dance Club”, da banda Strobo, produzido, gravado e editado em 12 horas e com estreia na programação da MTV.
 
– RENATO NOGUEIRA, graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia e especialista pelo Centro de Pós Graduação. Atualmente, é professor da Universidade da Amazônia e da Escola Superior da Amazônia e organizador do Festival Osga de Vídeos Universitários, realizado desde 2007.

Gostou da programação? Então inscreva-se no CLIC em Cena clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s