Atualmente, com a “maior democratização” da produção e acesso a conteúdos variados, é cada vez mais possível criar e veicular suas próprias produções, em especial no ciberespaço, e através de novos e diversos suportes e meios tecnológicos. Um bom exemplo disto é a produção audiovisual, afinal os conteúdos podem ser captados, editados e circularem em celulares, computadores, câmeras não profissionais, Ipods, Iphones etc. A disponibilidade de sites que veiculam vídeos e programas gratuitos para edição são também fundamentais neste novo panorama de modificações.
Acompanhando o crescimento quantitativo de novas possibilidades e produções, encontramos uma melhora qualitativa, inclusive na Amazônia, mais especificamente em Belém do Pará, com diversas iniciativas como cursos, prêmios e festivais, como o recém-criado Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca), promovido pela Estácio FAP e o já consolidado Festival Osga de Vídeos Universitários, que teve sua 6ª edição realizada no fim de maio e vem incentivando a produção audiovisual de alunos de cursos de graduação de Comunicação e Cinema de Belém do Pará.Um circuito de audiovisual parece cada vez mais se fortalecer em Belém, e tem como ponto de partida experimentações em produções que iniciam pequenas, “de bolso”, se aproveitando do panorama citado acima.
Atenta a estas questões, a Comissão Organizadora do Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas – CLIC 2012 convida a todos para a mesa “Novas possibilidades no audiovisual em Belém do Pará”, que será realizada no Cinema Olympia, no dia 15 de junho de 2012, às 15h.CONVIDADOS
No próximo Pré CLIC contaremos com a participação de Renato Nogueira, graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia e especialista pelo Centro de Pós Graduação. Atualmente, Renato é professor da Universidade da Amazônia e da Escola Superior da Amazônia e organizador do Festival Osga de Vídeos Universitários.
A outra convidada para esta mesa é Joice Santos, bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará, especialista em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo e mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, Joice é membro da Diretoria da AssociaçãoBrasileira de Jornalismo Científico – ABJC e coordena o LabCom Móvel – Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia, projeto do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).O projeto apresenta webséries, como a “Naturalistas do século XXI” gravadas com celulares, câmeras digitais, notebook, tablet e mp4s, mostrando que, por um baixo custo e conhecimentos “básicos” sobre produção e edição, é possível se utilizar aparatos tecnológicos comuns ao cotidiano e produzir conteúdo sobre ciência.
A mediação do último Pré CLIC deste semestre será feita por Thyago Pina, graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na Universidade da Amazônia e em Design na Universidade Estadual do Pará. Thyago atua na área de design gráfico e publicidade como profissional autônomo / freelancer há 3 anos.
Ótimos convidados e uma interessante discussão, não é mesmo? Quer mais motivos para participar do próximo Pré CLIC? Então fique atento! No dia 15 será divulgado oficialmente o cartaz do CLIC em Cena, que ocorrerá de 08 a 10 de agosto, também no Cinema Olympia e os nomes já confirmados da programação. Haverá ainda sorteios de brindes e de inscrições gratuitas para o evento. Participe!SERVIÇO
4º Pré CLIC “Novas possibilidades no audiovisual em Belém do Pará”
Quando? 15 de junho de 2012, 15h
Onde? Cinema Olympia
Entrada franca com direito a certificado.Fonte: Portal Clic