4º Pré CLIC “Novas possibilidades no audiovisual em Belém do Pará”

Imagem

Atualmente, com a “maior democratização” da produção e acesso a conteúdos variados, é cada vez mais possível criar e veicular suas próprias produções, em especial no ciberespaço, e através de novos e diversos suportes e meios tecnológicos. Um bom exemplo disto é a produção audiovisual, afinal os conteúdos podem ser captados, editados e circularem em celulares, computadores, câmeras não profissionais, Ipods, Iphones etc. A disponibilidade de sites que veiculam vídeos e programas gratuitos para edição são também fundamentais neste novo panorama de modificações.
Acompanhando o crescimento quantitativo de novas possibilidades e produções, encontramos uma melhora qualitativa, inclusive na Amazônia, mais especificamente em Belém do Pará, com diversas iniciativas como cursos, prêmios e festivais, como o recém-criado Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca), promovido pela Estácio FAP e o já consolidado Festival Osga de Vídeos Universitários, que teve sua 6ª edição realizada no fim de maio e vem incentivando a produção audiovisual de alunos de cursos de graduação de Comunicação e Cinema de Belém do Pará.

Um circuito de audiovisual parece cada vez mais se fortalecer em Belém, e tem como ponto de partida experimentações em produções que iniciam pequenas, “de bolso”, se aproveitando do panorama citado acima.
Atenta a estas questões, a Comissão Organizadora do Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas – CLIC 2012 convida a todos para a mesa “Novas possibilidades no audiovisual em Belém do Pará”, que será realizada no Cinema Olympia, no dia 15 de junho de 2012, às 15h.

CONVIDADOS

No próximo Pré CLIC contaremos com a participação de Renato Nogueira, graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia e especialista pelo Centro de Pós Graduação. Atualmente, Renato é professor da Universidade da Amazônia e da Escola Superior da Amazônia e organizador do Festival Osga de Vídeos Universitários.
A outra convidada para esta mesa é Joice Santos, bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará, especialista em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo e mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, Joice é membro da Diretoria da AssociaçãoBrasileira de Jornalismo Científico – ABJC e coordena o LabCom Móvel – Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia, projeto do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

O projeto apresenta webséries, como a “Naturalistas do século XXI” gravadas com celulares, câmeras digitais, notebook, tablet e mp4s, mostrando que, por um baixo custo e conhecimentos “básicos” sobre produção e edição, é possível se utilizar aparatos tecnológicos comuns ao cotidiano e produzir conteúdo sobre ciência.
A mediação do último Pré CLIC deste semestre será feita por Thyago Pina, graduando em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na Universidade da Amazônia e em Design na Universidade Estadual do Pará. Thyago atua na área de design gráfico e publicidade como profissional autônomo / freelancer há 3 anos.
Ótimos convidados e uma interessante discussão, não é mesmo? Quer mais motivos para participar do próximo Pré CLIC? Então fique atento! No dia 15 será divulgado oficialmente o cartaz do CLIC em Cena, que ocorrerá de 08 a 10 de agosto, também no Cinema Olympia e os nomes já confirmados da programação. Haverá ainda sorteios de brindes e de inscrições gratuitas para o evento. Participe!

SERVIÇO
4º Pré CLIC “Novas possibilidades no audiovisual em Belém do Pará”
Quando? 15 de junho de 2012, 15h
Onde? Cinema Olympia
Entrada franca com direito a certificado.

Fonte: Portal Clic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s