II Noites com Sol – Mostra de Música e Cinema

Música e cinema sob os holofotes do festival “Noites Com Sol”, que chega a segunda edição com programação caprichada: sessões infantis, debates com cineastas paraenses e grandes shows com a nova safra de artistas, do reggae ao instrumental. Para completar o cardápio, premiação de melhor videoclipe, filme, fotografia e vídeos de mídias móveis nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Já estão abertas as inscrições para a grande novidade da programação, a mostra competitiva, que já atraiu interessados de vários lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Para participar, basta inscrever qualquer obra audiovisual de até 15 minutos de duração e/ou obra fotográfica, de qualquer gênero ou temática. Os interessados podem submeter até três obras no site http://www.noitescomsol.com até o dia 25 de novembro. Os vídeos que estão na internet podem ser linkados aos formulários de inscrição. O material também pode ser entregue via correio, em local informado no site do projeto, realizado com patrocínio da Oi, através da Lei Semear.

Proposta é uma janela alternativa

Além do prêmio de melhor videoclipe, há o prêmio “Fox de Melhor Curta de Ficção. Os candidatos também podem concorrer nas categorias de “Melhor Curta em Mídia Móvel”, “Melhor Curta Documentário” e “Melhor Fotografia Digital”. Os vencedores receberão certificado, troféu, divulgação na imprensa, divulgação nas mídias sociais e prêmio de mil reais.

“Há poucos eventos deste perfil pelo Brasil. E no Norte, é o único dedicado a fomentar a música e o cinema, aproximando estas duas vertentes culturais tão significativas para a região”, diz o coordenador do festival, Cláudio Figueredo.

“O filme precisa do festival, e o festival do filme. São uma coisa só. Quanto mais iniciativas como esta, mais público, já que o que produzimos não vai para o circuito comercial, e precisa de janelas alternativas para chegar ao expectador, para circular”, diz Jorane Castro, cineasta com 15 anos de trajetória e um dos mais promissores nomes do cinema paraense.

Diretora de filmes como “Ribeirinhos do Asfalto” e “Mulheres Choradeiras”, curta premiado no festival de Cannes, Jorane integra o hall de cineastas homenageados com sessões especiais na mostra, que irá exibir filmes paraenses e promover mesas de debate com os diretores.

As “Sessões Comentadas” trarão convidados como Fernando Segtowick, diretor do premiado “Matinta”, Cássio Tavernard, criador da animação “Festa na Pororoca”, Priscilla Brasil, que ganhou reconhecimento nacional com o mais recente clipe de Gaby Amarantos, e personalidades do cenário cultural paraense, como o radialista Beto Fares, o produtor e empresário Ná Figueiredo, o poeta Vicente Cecim, e o DJ Alex Pinheiro.

NOITES COM MÚSICA

Além de ver o que a Amazônia tem produzido de melhor, o festival também provoca os ouvidos. No palco do Teatro Sylvia Nunes, artistas da atual safra da música paraense mostram a multiplicidade da produção local em cada um dos três dias de evento, sempre a partir de 20h.

O pianista Leonardo Souza Coelho mostra o repertório de seu mais recente lançado disco “Joá”, em composições instrumentais cheias de suingue inspirados pelas águas do Pará. O músico se apresenta no primeiro dia do projeto, 28, ao lado do renomado baixista Ney Conceição e da dupla Albery e  Thiago Albuquerque.

No dia 29, as bandas Bonsalvage, Juca Culatra & Cristal Reggae e o Coletivo Rádio Cipó aquecem a noite do festival. A bola da vez, Felipe Cordeiro mostra seu novo trabalho, o elogiado KistchPopCult, que vai da guitarrada e do brega ao rock. A banda de jam session Floresta Sonora encera a programação com seu som psicodélico no dia 30 de novembro.

PARTICIPE

II Festival Noites com Sol.

Inscrições abertas para a mostra competitiva pelo site http://www.noitescomsol.com. Ingressos: R$ 20 (com meia para estudantes) à venda na loja Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 ) e na Fox Vídeo (Tv. Dr. Moraes, 584 – Batista Campos).

TEXTO DE GIL SÓTER

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s