Na última sexta-feira, dia 19 de novembro, a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) selecionou os vencedores do I Festival Curta Cultura, que teve parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará (ABDeC). Na seleção, participaram os jurados Danielly Fabíola, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Célia Regina Trindade, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Rogério Parreira, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Os vídeos inscritos concorreram nas categorias Ficção, Animação, Documentário e Video Minuto ou Interprogramação. A presidente da Funtelpa, Regina Lima, explica que o Festival foi um mecanismo para “provocar” os produtores de audiovisual e posteriormente inserir os produtos na grade de programação da TV Cultura, abrindo um novo espaço para a produção regional. No total, o Festival recebeu 21 vídeos. A premiação, por sua vez, ocorrerá durante o I Fórum Internacional de Conteúdos das TVs Públicas, em Belém, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.
A jornalista Danielly Fabíola acredita que a iniciativa é muito importante para os produtores locais, porque assim “a criatividade da produção paraense pode se tornar mais conhecida”. Os materiais apresentados, inclusive, surpreenderam pela qualidade e conteúdo. Devido isso, a seleção se tornou difícil em meio à riqueza audiovisual e o talento regional mostrados em cada cena.
“A produção dos cineastas me surpreendeu positivamente, pois traduziu a riqueza cultural do Pará. A temática foi explorada da melhor forma possível pelas diversas categorias dentro do audiovisual”, resume Rogério.
A jurada Célia Regina também destaca a importância da iniciativa para os artistas paraenses. “O Festival abriu as portas para os curtametragistas, que antes eram vistos apenas em caráter marginal e agora puderam ser reconhecidos pelo grande público”.
Veja os vencedores:
Animação
“Rapto do Peixe-Boi”, de Rodrigo Aben-athar e Cássio Tavernard
Ficção
“Meu Tempo de Menino”, de Emanuel Macedo Franklin
Documentário
“Salve Maria”, de Amilcar Queiroz Carneiro
NOTA
A Comissão Organizadora informa que a categoria Video Minuto não houve vencedor, uma vez que a competição foi inviabilizada devido ter apenas um único trabalho inscrito e que não cumpriu o requisito de caráter educativo, conforme exige o edital.